UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOACYR SCLIAR

Gosto não se discute

 Agente de segurança penitenciária é preso com celular dentro do pão.
Cotidiano, 27.mar. 2003

Como é que você explica isto?
- Isto o quê?
- Este celular dentro do pão francês.
- Qual é o problema? Você tem alguma coisa contra pão francês? Eu sei que as americanos andaram boicotando produtos franceses. Não vai me dizer que você aderiu.
- Não se faça de bobo, cara. Desde quando alguém usa telefone celular dentro do pão?
- Desculpe, amigo, mas você está enganado: este telefone não é para usar.
- Não? E para o que é, então? Para comer?
- Exatamente. Isto aí é meu lanche. Sanduíche de celular.
- Essa não. Você está querendo me dizer que isto aqui é um sanduíche? Que você vai comer o pão com o celular dentro?
- É o que eu vou fazer. Se você me devolver o sanduíche, claro.
- Você está brincando comigo, cara. Nunca ouvi alguém dizer que tinha comido celular.
- Nem eu. Mas resolvi experimentar. É que gosto de coisas diferentes, sabe? Um dia pensei: "Por que não um sanduíche de celular?" Fui em frente e gostei.
- Não vai me dizer que você sempre come sanduíche de celular...
- Não. Claro que não. Sempre, não. É muito caro, sabe? Se bem que caviar também é caro e tem gente que adora. Mas celular, todo o dia, não dá. Com nosso salário não dá. Então reservo este sanduíche para ocasiões festivas. Agora, por exemplo, tem um preso que vai fazer aniversário. Ele tem grande consideração por mim, me convidou para a festinha, perguntou o que eu gostaria de comer. Sanduíche de celular, foi o que respondi. Ele não reagiu como você, não mostrou essa incredulidade, essa agressividade. Concordou imediatamente: é por minha conta, ele disse.
- Você deve ter estômago de avestruz para comer essa coisa...
- Nem tanto. É só questão de hábito. No começo é meio difícil, sobretudo para mastigar. Precisa ter boa dentadura. Agora: você não é obrigado a comer todo o celular. Eu não como. A antena, por exemplo, eu tiro antes, e guardo. Serve como palito.
- E a digestão? Como é que é digerir isso aí?
- Nenhum problema. Claro que você tem de tomar bastante líquido junto. Cerveja, a propósito, vai muito bem com sanduíche de celular.
- E não fica pesando no estômago?
- De jeito nenhum. Nem dá gases. Nem prisão de ventre. A única coisa incômoda é que às vezes, lá dentro, a gente fica ouvindo as mensagens gravadas. Tirando isso, é um grande sanduíche.


O escritor Moacyr Scliar escreve às segundas-feiras, nesta coluna, um texto de ficção baseado em matérias publicadas no jornal.

Texto Anterior: "Agora entendo tanta incompetência", diz Stedile
Próximo Texto: Há 50 anos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.