São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Serão 2,9 km para linha 2

Zona sul vai ganhar duas estações de metrô

DO "AGORA"

A linha 2-verde do Metrô (Ana Rosa-Vila Madalena), que atualmente tem sete quilômetros de extensão e oito estações, vai ganhar, até 2006, mais 2,9 km e duas estações: Chácara Klabin e Imigrantes, ambas na zona sul. Quando concluídas, elas vão receber 35 mil pessoas por dia.
Nos dois anos seguintes, está prevista a construção de mais duas estações, Ipiranga e Sacomã, somando outros 2,2 km à linha. As obras do primeiro trecho serão lançadas hoje pelo governador Geraldo Alckmin e devem ser uma das principais bandeiras eleitorais do PSDB -já que a linha 4-amarela, entre Luz e Vila Sônia, já começou a fase de desapropriação, mas não será concluída na atual administração.
O primeiro trecho da extensão da linha 2 vai custar R$ 462 milhões. Neste ano, porém, o orçamento só reserva R$ 111,1 milhões. Ainda não há previsão de custo para o segundo trecho.
O projeto das estações foi lançado na década de 80. Em 1991, durante o governo de Luiz Antonio Fleury Filho, a obra foi contratada, mas a falta de dinheiro provocou seu adiamento. Mais tarde, já na gestão Mário Covas (95-2001), o projeto foi considerado caro demais. Os técnicos, então, fizeram alterações para barateá-lo.
Segundo o Metrô, as obras, ao menos durante o primeiro trecho, não vão causar a interdição de ruas ou avenidas. Serão feitas de forma subterrânea, a partir de um buraco na rua Vergueiro, próximo ao número 2.650, onde está situado o canteiro de obras.


Texto Anterior: CET suspende novos radares em ano eleitoral
Próximo Texto: Minas: Em um mês, 117 sinais são furtados em BH
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.