São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Médico alerta sobre exigências e falsa expectativa

Justiça dos EUA analisa indenização de usuárias de próteses de silicone

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça norte-americana decidiu que, a partir de amanhã, estará recebendo os formulários de pedidos de indenização de mulheres que se sentiram vítimas das próteses de silicone produzidas pela empresa Dow Corning. A cápsula que envolve o silicone usado em cirurgias para aumentar o tamanho dos seios teria se rompido, provocando várias doenças, inclusive câncer e lúpus.
Em abril passado, a Justiça considerou que não havia mais recursos para a execução do acordo feito entre as possíveis vítimas e a empresa norte-americana.
Há quase uma década, diante de uma enxurrada de ações, a Dow Corning ofereceu US$ 3,8 bilhões para pagar indenizações. Cerca de 400 mil mulheres em todo o mundo -entre elas 7.000 brasileiras- reivindicam esse direito.
Vários escritórios brasileiros estão orientando suas clientes sobre os procedimentos. Um deles criou um site (www.fernandovergueiro.com.br) com endereços da comissão de credores e fabricantes dos EUA. O site lista exigências da Justiça para que a vítima comprove os danos sofridos.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) informou desconhecer a decisão. O presidente Sérgio Carreirão sugere às mulheres que aguardem mais informações antes de iniciar um processo. Para os médicos, as exigências são tantas que dificilmente uma paciente fora dos EUA conseguirá ser beneficiada. Itamar Nogueira, presidente da regional São Paulo da SBCP, disse que a Dow Corning deixou de fabricar próteses há mais de 12 anos.


Texto Anterior: Há 50 anos: Igreja canoniza seu novo santo
Próximo Texto: Justiça: Atirador do shopping vai a júri amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.