São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

REDE ESTADUAL

Professores entram em greve em pelo menos cinco Estados

RENATA BAPTISTA
FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Professores da rede estadual de pelo menos cinco Estados -Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão e Paraíba- estão em greve. As mobilizações não são articuladas, diz a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação -essa época do ano, afirma, é de negociação de salários.
Em Goiás, a greve começou há quatro semanas e tem adesão de 90%, segundo o sindicato, e 53%, diz o governo. O sindicato pede reposição salarial de 20%. Anteontem, a Justiça julgou a greve ilegal e determinou a volta ao trabalho. O sindicato diz que ainda não foi notificado.
No Maranhão, a greve é desde o dia 24. Os professores reivindicam mudanças no sistema de remuneração aprovado em abril pela Assembléia Legislativa. A adesão é de 80%, diz o sindicato. O governo do Estado diz que negocia com os sindicatos.
Cerca de 30% dos professores da rede estadual do Amapá estão parados desde o dia 14. O governo estadual afirma que já apresentou proposta aos grevistas, que ainda responderam.
Na Bahia, a paralisação começou no dia 8. Eles pedem reajuste de 17%, enquanto que o Estado oferece 4,5%.
Na Paraíba, a greve começou ontem. Os servidores querem 17%, e o Estado oferece 8,5% de aumento.
Em São Paulo, ainda não há greve prevista.


Texto Anterior: Para associação de lojistas, clima de tensão é "um mal necessário"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.