São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cães e gatos também sofrem com tempo seco

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não são apenas os humanos que estão sofrendo com o tempo seco. Nas clínicas veterinárias, dobraram os casos de cães e gatos apresentando tosse, asma, bronquite, pneumonia e outras doenças respiratórias.
"Neste mês, quase todo dia aparece um cachorro tossindo", diz o médico veterinário Rafael Augusto Galesco. Em meses anteriores, sua clínica, em Perdizes (zona oeste de São Paulo), registrava um caso de tosse canina por semana.
As raças mais vulneráveis aos problemas respiratórios, segundo ele, são as de animais com o focinho curto, como pug, shih tzu e rottweiler. Entre os gatos, a raça persa também é bastante afetada.
A veterinária Camila Santos Manuel afirma que o tempo seco provoca mais casos de asma entre os gatos alérgicos e bronquite em cães mais velhinhos. "O dono deve evitar levar seu cão a lugares aglomerados."
Segundo o veterinário Fábio Rodrigues da Motta, outra dica é o uso de vaporizador e espalhar bacias de água e toalhas molhadas pela casa para umidificar o ambiente.
"É a mesma coisa que a gente fez com os nenéns. Vale ainda deixar o animal respirar o vapor do chuveiro", afirma Motta.

Tosse canina
Os veterinários dizem que a tosse canina é uma doença altamente contagiosa. Cães portadores a transmitem quando entram em contato com cães sadios. O sintoma mais comum é a tosse seca sem secreção, a famosa "tosse de cachorro".
O tratamento pode ser feito em casa com antibiótico, anti-séptico oral e inalação. Há vacinas específicas que podem prevenir a doença.
Mas atenção: nem sempre a tosse seca é sinal de gripe canina. "Muitas vezes, a tosse em cães idosos pode ser em razão de problemas cardíacos", alerta o veterinário Rafael Galesco.
Por isso, o animal deve passar por uma minuciosa avaliação. "Primeiro a gente ausculta o pulmão para ver se tem chiado. Depois, apalpa a garganta, e por aí vai", diz o médico.
A advogada Janaína Castilho conta que tanto o filho, de dois anos, como o cão, de três, estão com tosse. "Chegaria a ser cômico, se não fosse trágico. Os dois estão tomando antibiótico e fazendo inalação. Estão amuados, sem querer saber de farra", diz Castilho.
Em crianças, grandes afetadas pelo tempo seco, os problemas causados pela baixa umidade são: gripe, resfriado, tosse, rouquidão, coriza, hemorragia nasal, olhos irritados, asma, bronquite, sinusite e alergias.


Texto Anterior: Julho deve ser o mês mais seco já registrado em SP
Próximo Texto: Policial que investigou colegas sofreu ameaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.