São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará tem 45% mais casos

FABÍOLA COLARES
free-lance para a Agência Folha

em Fortaleza
De janeiro a junho deste ano, o número de casos de dengue no Ceará aumentou 45% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante os seis primeiros meses de 99 foram registrados 4.548 casos da doença no Estado. Em Fortaleza, foram notificados 718 casos somente no mês de junho.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado, já foi confirmado um caso de morte por dengue hemorrágica em Fortaleza. Era um homem de 37 anos, que morava no bairro Parquelândia. Ele morreu em fevereiro, mas o caso só foi confirmado em abril. Cinco casos suspeitos de dengue hemorrágica estão sendo investigados.
Apesar dos números, o secretário da Saúde do Estado, Anastácio Queiroz, disse não acreditar na volta de uma epidemia da doença no Ceará. Segundo ele, o aumento no número de casos está diretamente relacionado com as chuvas constantes que caíram neste ano em todo o Estado. A última epidemia de dengue no Estado foi em 1994.
Segundo o coordenador da Comissão Estadual de Combate à Dengue, Evandro Teixeira Lima, o Ceará conta hoje com 1.200 agentes de saúde trabalhando no combate à dengue. Ele afirma que os carros "fumacê" percorrem diariamente todos os bairros de Fortaleza e que todos os domicílios da cidade são visitados pelos agentes em ciclos de 60 dias.


Texto Anterior: Santos tem mais casos em SP
Próximo Texto: Jatene propõe erradicação total
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.