São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene propõe erradicação total

Luiz Carlos Myurauskas - 01.jun.99/Folha Imagem
O ex-ministro Adib Jatene, autor do plano de combate à dengue


da Reportagem Local

O ex-ministro da Saúde Adib Jatene, autor do projeto de erradicação da dengue, disse que o sucesso de hoje é resultado da "política de continuidade do Ministério da Saúde e do fato de o ministro José Serra estar conseguindo sustentar o orçamento da Saúde".
Quando começou a implantar o Plano de Erradicação do Aedes aegypti -mosquito transmissor da dengue-, Jatene afirma que teve dificuldades para reunir recursos necessários para o plano.
"Não tinha recursos. Mas o projeto ficou no ministério e, como o ministério tem propostas claras e objetivos de longo prazo, agora está mostrando resultados."
Segundo ele, a política de continuidade do ministério existe desde 1993.
"E está continuando com o ministro Serra, que está se esforçando para agregar novos recursos para Saúde. Isso é ótimo e uma vitória para a Saúde."
Ele nega que a autoria do projeto de erradicação da dengue seja apenas sua. "O projeto não é meu. O projeto foi criado na época em que eu estava no ministério e faz parte de um projeto mais antigo que é o SUS (Sistema Único de Saúde). E tudo isso agora está sendo levado adiante."
Segundo ele, se o ministério conseguir manter o nível de investimento para o combate à dengue, o sucesso do projeto é esperado. Ele afirma, no entanto, que a nova etapa do combate à doença deve ser a erradicação definitiva do mosquito. (LM)


Texto Anterior: Ceará tem 45% mais casos
Próximo Texto: Volta às aulas: Rodovias devem ter pouco movimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.