São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência ambiental cerca dunas de Genipabu para tentar barrar buggy

Objetivo da medida do Ministério Público é evitar impacto ambiental no local

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA

O Idema (órgão ambiental estadual) do Rio Grande do Norte cercou parte das dunas de Genipabu, em Extremoz (25 km de Natal), um dos principais pontos turísticos do Estado. Cumpriu recomendação do Ministério Público, que apontou impactos ambientais causados por passeios de buggy, dromedário e "esquibunda" (quando se desce a duna sentado em uma prancha).
A medida é criticada por comerciantes, bugueiros e até por membros do governo. Dizem que a redução das dunas é resultado da expansão imobiliária irregular na região e pedem um laudo que prove a degradação em virtude dos passeios.
Embora não haja um levantamento oficial do poder público, a estimativa é que existam entre 200 e 300 construções irregulares em Genipabu.
A cerca, de 550 metros de comprimento, foi instalada há cerca de dez dias, no meio da duna principal de Genipabu.
"Ou tomávamos uma atitude ou a duna desapareceria", disse o promotor Antônio de Siqueira Cabral.
A secretaria do Turismo do RN teme que a medida traga prejuízos para o setor, já que 90% dos turistas que vão a Natal visitam Genipabu.


Texto Anterior: Saiba mais: Acusação de fiscal novato iniciou caso
Próximo Texto: McDonald's promete baixar gordura trans até dezembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.