São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enem deve atrair mais de 4 milhões hoje

Prova será aplicada em 8.514 locais no país e começará às 13h; candidatos devem chegar com antecedência

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 4 milhões de jovens e adultos devem fazer hoje o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação, o número de participantes neste ano é recorde -no ano passado, foram aproximadamente 3,5 milhões de inscritos.
A prova, criada há dez anos, é utilizada por mais de 500 instituições de ensino superior do país para beneficiar os candidatos em seus vestibulares.
Serão 8.514 pontos espalhados pelo país onde serão aplicadas as avaliações. Só na região Sudeste são 3.455 locais -1.825 apenas no Estado de São Paulo.
O Enem é composto por 63 questões e uma redação -cada parte vale 100. Os testes são relativos a 21 habilidades, tais como: saber analisar um gráfico cartesiano e conseguir contextualizar um texto literário clássico dado no exame.

Sem "pegadinha"
"As perguntas são relacionadas ao que o estudante aprendeu durante a escola, não tem pegadinha", afirma Dorivan Ferreira Gomes, coordenador nacional do Enem. Segundo ele, o exame seguirá o mesmo formato dos anos anteriores. "É um modelo que deu certo."
Os candidatos devem ficar atentos, pois, apesar de ter início às 13h (horário de Brasília), os portões de acesso dos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Qualquer atraso ou o esquecimento de um dos documentos exigidos impedirá o candidato de realizar a prova neste domingo. É obrigatório levar, por exemplo, carteira de idenfidade -o documento pode ser substituído por uma cédula de identidade fornecida por conselhos de classe, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou carteira de trabalho (veja quadro ao lado).

Acréscimo
Neste ano, o Enem chega à sua 11ª edição. Desde que foi criado, instituições de ensino superior passaram a adotá-lo como forma de elevar a nota dos candidatos em seus vestibulares. Atualmente, há pelo menos 56 universidades estaduais e federais que utilizam o resultado do exame no cálculo da nota para definir os estudantes aprovados.
Vestibulandos de escola pública que fizeram o Enem 2007 ou 2008 poderão ter acréscimo de até 6% na nota total da nota da Fuvest, de acordo com o resultado no Enem.
O ProUni (Programa Universidade para Todos) também trabalha com o Enem. O interessado em concorrer a uma bolsa do programa tem que ter feito o exame. Para participar do ProUni neste ano, o candidato deveria ter obtido a nota mínima de 45 pontos no Enem do ano passado.
A partir do vestibular deste ano, a UFABC (Universidade Federal do ABC), na Grande São Paulo, adotará o Enem como critério exclusivo de aprovação. A universidade vai reservar 500 vagas, ou um terço do total de 1.500, para quem tiver acertado no mínimo 90% da prova do Enem.
Segundo Ronei Miotto, coordenador do comitê de processos seletivos da UFABC, o sistema foi adotado por causa da linha pedagógica da universidade. "O Enem mede um conjunto de habilidades que estão em consonância com o projeto pedagógico da nossa instituição."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Em Barretos, camping de solteiros tem bebida, farra e até picape com piscina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.