São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESGATE
Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto adota cão em operações de busca de corpos

O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo) está adotando o uso de um cachorro adestrado no resgate de corpos em rios e lagos.
O projeto, que vem sendo desenvolvido há cinco anos em Brasília (DF), é inédito no Estado de São Paulo.
Em São Paulo, de acordo com o primeiro Grupamento de Bombeiros da capital, o programa é realizado apenas nas buscas em solo, como as de corpos sob escombros.
O tenente Rodrigo Thadeu de Araújo, 28, afirmou que o projeto foi trazido a Ribeirão há dois anos e vem utilizando cinco animais. "Mas apenas o Labrador é capaz do resgate submerso", disse o tenente.
Thor, como é chamado o cão, tem 1 ano e 8 meses e desde os dois meses vem sendo treinado.
Segundo Araújo, Thor deve estar totalmente preparado em janeiro de 2001. "Mas ele já participa de operações de resgate", afirmou.
De acordo com o capitão Marcelo Teixeira Dantas, 31, do Corpo de Bombeiros de Brasília, o treinamento consiste em exercitar o cão, desde filhote, para procurar um objeto com odor semelhante ao de um corpo de uma pessoa morta.
Segundo Dantas, o cão, quando localiza o corpo, faz movimentos característicos anunciando a descoberta. "Para o cão, ele está encontrando o objeto", afirmou o capitão.
Dantas afirmou que o treinamento é basicamente o mesmo realizado com cães que rastreiam drogas em operações da polícia. (DA FOLHA RIBEIRÃO)


Texto Anterior: Empresário é solto na Grande São Paulo após ficar quatro dias em cativeiro
Próximo Texto: Bolo pode ter intoxicado 105 em festa organizada por funcionários da prefeitura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.