São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA
Parceria entre governo estadual e federal cria centro de referência para a criança

Uma parceria entre a USP (Universidade de São Paulo) e os governos estadual e federal viabilizou ontem a implantação do Centro de Referência Nacional de Saúde da Criança, no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Segundo a coordenadora da nova entidade, Sandra Grisi, o objetivo do centro é melhorar a qualidade do atendimento na rede pública de saúde do Estado, treinando e capacitando médicos e enfermeiros, desenvolvendo técnicas aprimoradas de diagnóstico e guias terapêuticos e colaborando na promoção de campanhas educativas.
"O centro é a integração do órgão que produz o conhecimento, a USP, com os órgãos que executam, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde. A universidade pode contribuir muito para a melhoria da qualidade do atendimento público", disse Sandra.
O primeiro projeto está engatilhado: "Projeto para a implantação da estratégia atenção integrada às doenças prevalentes na infância".
Serão ministrados por professores e doutores da USP seis cursos para 180 profissionais que atuam na rede pública. O projeto custará R$ 300 mil.
"Trabalharemos com projetos separados. A USP entra com a estrutura física e os docentes e os governantes com os recursos financeiros", explicou a coordenadora do centro.
A cidade de São Paulo tem 220 centros de saúde. Cerca de 140 equipes de saúde da família atendem 500 mil pessoas, uma média de 3.500 famílias por equipe. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Bolo pode ter intoxicado 105 em festa organizada por funcionários da prefeitura
Próximo Texto: Violência: Lavrador mata sete da família e se suicida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.