São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

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8 EDUCAÇÃO

Formação do professor precisa de mudança

DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento do ano letivo de 180 para 200 dias produziu o efeito contrário do que os educadores previam: o desempenho escolar piorou em vez de melhorar, segundo as avaliações do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Quanto mais aulas o aluno tem, pior é a sua performance.
O educador Moacir Gadotti, professor da Faculdade de Educação da USP e diretor do Instituto Paulo Freire, diz que a solução óbvia para esse aparente paradoxo é mudar a formação do professor. O óbvio na educação, de acordo com ele, é o bom professor.
"O foco na aula e na seriação não funcionam na era da informação", afirma Gadotti. Segundo ele, a aula e a série são produtos da era industrial, da linha de montagem, que estão sucateados.
As pesquisas neurológicas comprovam o equívoco desse método, de acordo com ele. O cérebro não funciona como o disco rígido de um computador no qual as informações são armazenadas. "O cérebro é sujeito, não objeto. Ele se auto-organiza, constrói o conhecimento."
Gadotti cita o pedagogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que nos anos 20 mostrou que o pensamento das crianças é diferente do dos adultos: ele dizia que o ser humano só aprende realmente o que constrói autonomamente.
Não adianta, afirma o pedagogo, formar professores para "dar aulas", "passar matérias" e "controlar a disciplina". "É possível "dar" aula de outro jeito, sem ser reprodutivista, aulista, instrucionista." Uma das soluções, segundo ele, é a proposta de Paulo Freire (1921-1997), de que "na formação permanente dos professores, o momento fundamental é a reflexão crítica sobre a prática".
O educador descartaria da formação do professor os treinamentos que visam só reproduzir, sem reflexão crítica sobre a prática. "Essa formação continuada é inútil, como mostram os dados sobre a piora do desempenho escolar. Deve-se descartar o professor descartável."
Esse gênero de professor, para ele, pode ser substituído por computador, vídeo ou TV.

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