Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mal avaliado, Kassab aposta em publicidade

Prefeito, que já teve a melhor avaliação na cidade desde 1986, hoje é melhor apenas do que Jânio Quadros e Celso Pitta

Gilberto Kassab terá em 2012 Orçamento maior e grandes obras em sua agenda, o que pode reverter a reprovação

DE SÃO PAULO

Gilberto Kassab (PSD) já foi, na avaliação do paulistano, o melhor prefeito desde 1986. Isso no primeiro turno da eleição de 2008 quando, segundo o Datafolha, ele tinha 61% de aprovação.

Agora, Kassab entra no último ano de seu mandato melhor apenas que Jânio Quadros e Celso Pitta.

Para recuperar sua imagem, Kassab terá, em 2012, orçamento turbinado e campanhas publicitárias para várias áreas do governo, coisas que Jânio e Pitta não tiveram no fim de suas gestões.

A previsão de receita da prefeitura para 2012 é 16,2% superior à deste ano e chega à casa dos R$ 38,7 bilhões.

Estão previstas grandes obras, como o túnel de ligação entre a av. Jornalista Roberto Marinho e a rodovia dos Imigrantes, a extensão da av. Chucri Zaidan, uma nova ponte sobre a marginal Pinheiros, na altura do parque Burle Marx, e as obras antienchente da Pompeia.

Kassab ainda vai entregar um pacote de obras de novas escolas, a revitalização do largo da Batata (Pinheiros, zona oeste) e parte da reurbanização das maiores favelas de São Paulo (Heliópolis, Paraisópolis e São Francisco).

Em paralelo, o prefeito vai investir em propaganda. Além da campanha publicitária já no ar, sobre vários projetos implantados -CEUs e ciclofaixas, por exemplo-, 2012 vai começar com propaganda sobre enchentes, limpeza urbana e a destinação do dinheiro de impostos.

José Renato de Campos Araújo, cientista social e professor do curso de gestão de políticas públicas da USP Leste, diz que as maiores realizações de Kassab já foram implementadas há vários anos -cita a Lei Cidade Limpa, que restringiu a propaganda nas ruas, e a restrição a caminhões e ônibus fretados.

Isso, para ele, explica a queda na avaliação do prefeito. "Se o governo não faz ações de mais visibilidade, isso pode explicar a queda na aprovação. Nós vemos, às vezes, governos medianos com ótima avaliação porque sempre criam fatos", afirma.

OBRAS

A gestão Kassab comentou a queda na avaliação de vários itens da pesquisa Datafolha. E defendeu a atuação do atual governo.

Uma das questões de destaque é a estreia do novo modelo de limpeza urbana na próxima sexta-feira, que vai concentrar vários serviços nas mãos de apenas duas empresas. Para o governo, isso vai ajudar a "manter a cidade mais limpa".

De zero a dez, a limpeza das ruas tem nota 5, segundo o Datafolha. Em 2008, o serviço tinha nota 5,5.

A prefeitura promete, ainda, entregar 20 novos parques municipais em 2012, quando a cidade chegará a ter cem parques.

Também haverá a entrega de novos ônibus-biblioteca.

Outra medida é a instalação de 15 mil novos pontos de iluminação pública.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.