Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Que furada

Relatos de 34 pessoas sobre rompimento de camisinha Blowtex motivaram recall de cerca de 116 mil unidades

EMILIO SANT’ANNA
DE SÃO PAULO
REYNALDO TUROLLO JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em apenas quatro dias, 34 pessoas relataram problemas de rompimento nos preservativos do modelo Turbo, da Blowtex. Isso levou a empresa a anunciar anteontem o recall de 116 mil unidades.

O problema foi detectado neste mês no lote 16JUN11-B do modelo que promete dar aos casais "uma contração excitante e estimulante durante a relação".

O lote, que agora ameaça dar dor de cabeça, começou a ser vendido em novembro.

A recomendação de especialistas em direito do consumidor para quem se sentir lesado é guardar embalagem e nota fiscal como garantia contra problemas -que podem ir da gravidez indesejada a doenças sexualmente transmissíveis como Aids.

Diretora de atendimento ao consumidor do Procon-SP, Selma do Amaral diz que, assim que um produto é colocado no mercado, o fornecedor se responsabiliza por todo dano decorrente do uso.

Assim, quem se sentir lesado após usar um preservativo pode exigir reparação. "O consumidor tem que mostrar o vínculo entre o dano causado a ele e o defeito."

Ela destaca, no entanto, que a camisinha não é um método 100% seguro. "Elas podem estourar, e muitas vezes [isso ocorre] devido ao mau uso. Se dissermos que não, todo mundo vai querer responsabilizar o fabricante."

Já a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Mariana Ferreira Alves diz que, como o consumidor é o lado mais fraco na relação de consumo, o código do consumidor prevê a inversão do ônus da prova.

"O próprio recall serve como uma das provas de que a empresa pôs no mercado um produto que não deveria."

Para quem teve problemas, André Lomar, infectologista do hospital Albert Einstein, diz que o Ministério da Saúde oferece tratamento preventivo. "O ideal é que isso seja feito em até 72 horas."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.