Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alagoas lidera ranking de assassinatos

Estado foi o campeão na taxa por 100 mil habitantes no ano passado; São Paulo é o 25º entre as 27 unidades da federação

Pesquisa tem como base dados dos ministérios da Justiça e da Saúde; 49,9 mil pessoas foram assassinadas em 2010

DE SÃO PAULO

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Sangari mostra que a taxa de homicídios no Brasil foi de 26,2 para cada grupo de 100 mil habitantes no ano passado.

Alagoas é o Estado mais violento entre as 27 unidades da federação, com taxa de 66,8 em 2010, segundo a pesquisa. São Paulo aparece na 25º posição, com taxa de 13,9.

O levantamento foi feito com dados do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Segundo o relatório, a média anual de mortes por homicídio no país supera o número de vítimas de enfrentamentos armados no mundo. Entre 2004 e 2007, 169,5 mil pessoas morreram nos 12 maiores conflitos mundiais.

No Brasil, o número de mortes por homicídio nesse mesmo período foi 192,8 mil.

"Fica difícil compreender como, em um país sem conflitos religiosos ou étnicos, de cor ou de raça, sem disputas territoriais ou de fronteiras, sem guerra civil ou enfrentamentos políticos violentos, consegue-se exterminar mais cidadãos do que na maior parte dos conflitos armados existentes no mundo", afirma o documento.

Apesar do número alto, o relatório aponta uma ruptura no crescimento da taxa de homicídios a partir de 2003.

O estudo indicam que fatores como as políticas de desarmamento e estratégias de enfrentamento fizeram com que as taxas oscilassem.

Os dados apontam que os Estados que lideravam as estatísticas no início da década tiveram quedas. São Paulo e o Rio, por exemplo, apresentam reduções de 63,2% e 42,9%, respectivamente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.