Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Palácio Guanabara é reinaugurado após obra de R$ 19,2 mi

DIANA BRITO
DO RIO

Após uma completa restauração, o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, será reinaugurado hoje, às 20h, no bairro Laranjeiras, zona sul.

O palácio já passou por cinco reformas desde que foi construído em 1853, mas esta foi a que teve maior investimento: R$ 19,2 milhões.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, a verba para a reforma foi captada junto a sete empresas patrocinadoras por meio da lei do ICMS, recursos de incentivo fiscal cultural.

A reforma dos 5.740 m² de área construída do palácio levou dois anos. Internamente, as obras de arte e os móveis também foram restaurados, além do papel de parede que foi substituído por um modelo semelhante italiano.

"Não foi feita apenas a restauração. A parte hidráulica, elétrica, telefônica e de iluminação é toda nova", disse o arquiteto Eduardo Maselli Valdetaro, responsável pelas obras.

Durante a restauração, foram descobertas preciosidades como o piso pé-de-moleque (concreto, pedras) no térreo, original da época da construção, em 1856. O piso, que fica na atual sala VIP, ganhou proteção de vidro e iluminação especial.

Ainda no térreo, também escondidos sob camadas colocadas em reformas anteriores, os técnicos localizaram pisos de ladrilhos hidráulicos, originais de 1908, agora recuperados.

FOLHA.com
Veja galeria de fotos
www.folha.com/fg5781

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.