Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Varrição falha em 1º dia de novo modelo

Ruas do centro de São Paulo ficaram cheias de sujeira e entulhos; Kassab afirma que serviço vai melhorar com o tempo

Após licitação cercada de irregularidades, consórcios receberão R$ 2,25 bilhões por três anos de contrato

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Eram 6 horas da manhã e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) foi à avenida Paulista acompanhar o início dos trabalhos do novo modelo de limpeza urbana de São Paulo.

"Estamos muito confiantes na melhora da prestação desses serviços, com qualidade e uma nova logística, potencializando as ações em toda a cidade", dizia Kassab.

Cerca de 12 horas depois, o centro de São Paulo continuava tão sujo quanto antes.

O lixo continuava espalhado, os sacos amarelos (onde os garis colocam o lixo que varrem das ruas) se acumulavam nas esquinas, o entulho permanecia nos locais já conhecidos da prefeitura.

Os dois consórcios de empresas, contratados após uma licitação cercada de irregularidades, receberão R$ 2,25 bilhões por três anos de serviço. Eles terão descontos no pagamento caso haja muita reclamação dos moradores, pelo telefone 156.

'MELHORIA SENSÍVEL'

Kassab admite que "ao longo das próximas semanas" haverá uma "melhoria sensível" na limpeza da cidade.

Com essas palavras ele tenta evitar a cobrança por mudanças rápidas, como espera a população. A limpeza das ruas e avenidas mereceu nota 5 do paulistano em pesquisa Datafolha feita há dez dias. Em março de 2008, pesquisa semelhante apurou nota 5,5.

SEM SERVIÇO

A Folha percorreu parte do centro no fim da tarde de ontem. A situação era a mesma de dias e meses passados.

No largo do Arouche, folhas das árvores se acumulavam no meio-fio. Não houve varrição -as folhas também estavam ali pela manhã, misturadas a papéis e garrafas.

Em outro ponto do largo, havia papelão e madeira jogados pelo chão, no meio-fio e mesmo dentro da praça.

A principal novidade do novo modelo é que a mesma empresa agora tem a responsabilidade, além de varrer as ruas, de cuidar de vários outros serviços de limpeza, como a retirada de entulho.

Mas isso não funcionou no primeiro dia. A Folha encontrou entulho no largo Santa Cecília e nas imediações da estação Santa Cecília do metrô e do elevado Costa e Silva, o Minhocão. Tinha até um colchão e móveis velhos.

CHUVAS DE VERÃO

Falhas na limpeza urbana são ainda mais preocupantes em época de chuvas, como a atual, pois podem agravar as consequências das enchentes. O lixo espalhado ajuda a entupir bocas de lobo, causando enxurradas.

Se tivesse chovido, a rua Ana Cintra teria sofrido no fim da tarde de ontem, pois garrafas plásticas e papéis, que deveriam ter sido varridos, entupiam bocas de lobo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.