Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Site com 750 brincadeiras registra 130 mil acessos

Projeto mostra como é o brincar nas 5 regiões

DE SÃO PAULO

Com acervo de 750 brincadeiras das cinco regiões do país, o novo site Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br) teve 130 mil "page views" (acesso à página) na primeira semana e recebeu mensagens de leitores de diferentes gerações.

Lançado no dia 10 pela "Folhinha", o site registra como brincam crianças de áreas urbanas e rurais do Brasil. A primeira versão, de 2009, reunia 550 brincadeiras e ganhou o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Elizabeth Meyer, 63, diretora do Museu do Brinquedo, em Belo Horizonte (MG), diz que indica o site para educadores. "O Mapa do Brincar ficou bonito. Percebemos que as brincadeiras têm a mesma essência, mas com nomes e variações conforme a região."

A leitora Zenaide Martins, 71, que diz ter brincado muito nas ruas do Cambuci (região central de São Paulo), contou que pesquisará brincadeiras para os netos.

Irene Gobetti, 61, de Curitiba (PR), conta que gostou de ver as brincadeiras de seu Estado. Nascida em Londrina (PR), lembrou que lá bolinha de gude é burquinha. No glossário, o site registra que as bolinhas são também chamadas de bila e peteca.

Kleber de Oliveira, 34, de Linhares (ES), que pesquisa brincadeiras guaranis no

Estado capixaba, afirma que o acervo do site é "fonte de consulta permanente".

"Há alguns dias, minha sobrinha de oito anos me perguntou sobre minhas brincadeiras de infância e eu encontrei todas [no site]", afirma Sandra Santos do Carmo, 34.

Natalia Oliveira Costa, 11, de São Paulo (SP), diz que gostou de conhecer as brincadeiras de outras épocas na seção "Memória".

O Mapa do Brincar reúne 16 grupos de brincadeiras, como pega-pega, bola, esconde-esconde e amarelinha. Destacam-se diversas cantigas de roda, variações de versos entoados ao pular corda ou brincar de palma, jeitos diferentes de jogar bolinha de gude e construir brinquedos.

Traz entrevistas com especialistas, glossário com expressões das crianças, memórias do brincar em outras décadas e galerias com fotos, desenhos, áudios e vídeos.

Na primeira versão, foram selecionadas 550 brincadeiras de um total de 10.240 cartas e e-mails enviados por leitores, a maioria do Sul e Sudeste. Na nova edição, a equipe da "Folhinha" percorreu 30 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. No total, o site traz brincadeiras de 132 municípios.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.