Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

João Baptista Mendes Sayão Lobato (1941-2011)

O radialista do 'Não diga não'

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Foi com o bordão "Não diga não", que dava nome ao seu programa de rádio, que João Baptista Mendes Sayão Lobato fez sucesso em Porto Alegre e nas cidades vizinhas.

A atração ganhou audiência ao virar sinônimo de desafio para os ouvintes: quem conseguisse, durante dois minutos, responder às perguntas feitas por ele sem dizer a palavra "não" -e sem parar de falar- levava um prêmio.

O quadro o acompanhou em quase todas as rádios gaúchas por onde passou. Com o tempo, virou até brincadeira entre os filhos e amigos.

Sayão Lobato, como era conhecido, também apresentou programas de televisão. Sua grande paixão, porém, era mesmo o rádio, onde começou em 1965, na época pela emissora Real, de Canoas (RS).

Natural de Camaquã (RS), mudou-se para a capital aos oito anos, com uma das avós, após os pais e os três irmãos morrerem de tuberculose.

Lá, conheceu a mulher, Nídia, em 1959, com quem se casou quatro anos mais tarde. Juntos, tiveram sete filhos -o mais velho morreu aos 19.

Aposentado havia 12 anos, dividia seu tempo entre participações especiais em programas de rádio e os cavalos.

Atualmente era dono de um haras em Barra do Ribeiro (RS), mas teve outros durante a vida. Apaixonado pelas corridas de cavalo -costumava viajar por vários Estados para assisti-las-, chegou a ser jóquei amador.

Colorado fanático, quando jovem não deixava de ir ao estádio ver os jogos do time.

Morreu na terça-feira (13), aos 70 anos, de câncer. Deixa viúva, filhos e oito netos. Suas cinzas serão jogadas na raia do Jockey Club do RS.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.