Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Usuários temem até helicóptero durante operação na região central

'Parece brincadeira de gato e rato', diz comerciante da área

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

"Os 'gambés' estão voando", grita o usuário de crack.

Bastou ele dizer isso para cerca de 30 'noias', como os usuários são conhecidos, deixarem o ponto onde estavam, na esquina das ruas do Boticário e Timbiras, no centro de São Paulo, e se espalharem por outras vias da região.

O motivo, era um helicóptero da PM que sobrevoava o centro monitorando concentrações de viciados para dispersá-los em seguida. O termo 'gambé', usado pelo viciado, é um apelido utilizado para se referir aos policiais.

Desde terça-feira passada é comum ver helicópteros sobrevoando a cracolândia. Quando não são da PM, são de TVs tentando mostrar a operação feita para, segundo os órgãos oficiais, "sufocar o tráfico de drogas".

"Não gostamos que fiquem de olho na gente. É bom você nem ficar muito tempo por aqui", diz um viciado, aparentando ter 30 anos, pouco antes de acender seu terceiro cachimbo com crack do dia.

"Nos últimos dias, os 'noias' e os policiais parecem que estão brincando de gato e rato", diz um comerciante.

Quando um policial se aproxima da turba, alguém anuncia sua chegada e os demais correm. Na tarde de ontem, a Folha presenciou duas tentativas de abordagens. Ninguém foi detido nelas.

Com o fechamento de cortiços que abrigavam os 'noias' na rua Helvetia e na alameda Dino Bueno, os viciados tiveram de buscar novos locais para consumir a droga.

De dia eles eram vistos em vias do entorno: avenida Rio Branco, alameda Barão de Piracicaba e rua Aurora.

Até em prédios residenciais havia usuários. A reportagem viu uma mulher fumando crack na sacada de um apartamento invadido na rua Conselheiro Nébias. "Tá olhando o quê, sou viciada, mas não fico na rua", disse ao perceber que era notada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.