Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hidrólogos e geólogos vão ajudar Estados

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O governo federal anunciou ontem o envio de 35 geólogos e 15 hidrólogos para os Estados atingidos pelas enchentes nas últimas semanas.

Os especialistas vão ajudar a Defesa Civil a mapear regiões mais vulneráveis às chuvas e remover moradores de áreas de risco.

Ainda ontem, oito geólogos foram deslocados para os Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

"[É o que] estamos chamando de força nacional de apoio técnico de emergência", afirmou o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional).

A medida foi tomada após reunião da presidente Dilma Rousseff com os seis ministérios que atuam diretamente no combate aos estragos provocados pelas fortes chuvas.

O governo pretende também comprar 4.500 pluviômetros e quatro radares meteorológicos para ajudar no monitoramento de chuvas no país -outros 23 já estão instalados, de acordo com o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

De acordo com ele, as chuvas neste ano afetaram a rotina de 2,5 milhões de brasileiros.

As enchentes prejudicaram 16 rodovias federais em cinco Estados, onde houve registro de trechos total ou parcialmente interrompidos.

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) negou ter havido demora das autoridades em reagir às enchentes, recorrentes no final do ano.

"Embora a situação seja grave, talvez seja uma das vezes em que estamos trabalhando de forma mais preparada para dar respostas aos Estados e municípios", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.