Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mais cinco corpos são encontrados na divisa de Rio e Minas

Mortos por deslizamentos causados pelas chuvas em Sapucaia (RJ) já chegam a 13; ainda há 11 desaparecidos

Em Além Paraíba (MG), moradores fazem fila no único supermercado aberto para comprar água e alimentos

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A ALÉM PARAÍBA (MG) E SAPUCAIA (RJ)

A chuva voltou a cair forte ontem na divisa entre Minas e Rio, deixando os moradores de Além Paraíba (MG) e Sapucaia (RJ), cidades separadas pelo rio Paraíba do Sul, ainda mais apreensivos.

Em Jamapará, distrito de Sapucaia, mais cinco corpos de moradores da rua do Barro foram encontrados, chegando a 13 o total de mortos. Ali, na madrugada de segunda, um deslizamento destruiu nove casas e desalojou 50 famílias. Ainda há 11 desaparecidos.

Em Além Paraíba, onde houve três mortes, carros de som percorriam as ruas desertas pedindo que a população deixasse suas casas. O temor era que o Açude de Torrentes se rompesse e destruísse boa parte de três bairros.

"Nunca vi algo parecido. A água tomou todo o primeiro andar da minha casa [na madrugada de segunda]. Se o açude se romper, centenas de pessoas vão perder tudo. Vai ser impossível dormir essa noite", afirmou o comerciante Marcelo Oliveira Alves, 41.

Neste ano, ao menos 15 pessoas já morreram devido às chuvas em Minas, que tem 116 municípios em emergência; há três desaparecidos. No Rio, são 14 mortos no total e sete cidades em emergência.

O medo da inundação esvaziou Além Paraíba. Na rua principal só se ouviam as sirenes de ambulâncias e carros da polícia. Longas filas se formaram no único supermercado aberto. O estoque de água mineral e pão se esgotou.

"Temos que garantir a alimentação da família. A coisa ainda pode piorar bastante", disse o mecânico Milton Moreira, 44, que comprou 24 caixas de leite e quilos de arroz e feijão. O abastecimento de água está comprometido em Além Paraíba por causa do rompimento de uma adutora.

AÇÃO DO GOVERNO

Três ministros estiveram ontem na região. Alexandre Padilha (Saúde) anunciou o repasse de 2 t de medicamentos e a antecipação do Bolsa Família nas cidades atingidas.

Paulo Sérgio Passos (Transportes) afirmou que a União vai recuperar a BR-356, onde o asfalto cedeu. Fernando Bezerra (Integração Nacional) prometeu até R$ 30 milhões para os municípios atingidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.