Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Janeiro deve ter chuva acima da média histórica em São Paulo e no litoral

Juca Varella/Folhapress
Turistas passeiam de teleférico em São Vicente, em dia sem sol no litoral paulista; chuvas devem diminuir em fevereiro
Turistas passeiam de teleférico em São Vicente, em dia sem sol no litoral paulista; chuvas devem diminuir em fevereiro

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Este janeiro deve ser 50% mais chuvoso do que a média histórica do mês na cidade de São Paulo. Até hoje, foram registrados 210 mm (cada milímetro equivale a um litro d'água por metro quadrado).

A média histórica, calculada ao longo de décadas, é de 240 mm. Mas, como a segunda quinzena deve ser mais chuvosa, janeiro, pelo quinto ano seguido, deve acabar como um mês bastante chuvoso.

Segundo os meteorologistas da Somar Meteorologia, responsável pela estimativa, os mesmos valores devem ser registrados no litoral paulista.

Para quem não aguenta mais tomar chuva nas praias, há esperanças para a primeira semana de fevereiro. Nesse período, deve chover menos do que tem chovido agora, dizem os especialistas.

Janeiro é normalmente o mês mais chuvoso do ano em São Paulo. Em 2010 e 2011, entretanto, choveu mais de 100% acima da média.

Em termos de temperatura, o verão está um pouco mais quente do que a média histórica em cidades como Caraguatatuba, no litoral norte, por exemplo.

Enquanto a média das máximas é de 26,5° C, neste mês, lá, a marca é de 27,4° C.

Na capital paulista, as temperaturas não estão muito diferentes da média histórica.

Até ontem, a média das temperaturas máximas ficou em 26,9° C. Enquanto a média histórica, medida a partir de valores registrados durante décadas, é de 27,3° C.

Em termos de temperaturas mínimas também não existe muita diferença.

A média deste mês na capital é 18,5° C contra 18,7° C registrada na série histórica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.