Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consulado dos EUA dobra nº de funcionários

Medida adotada em São Paulo deve aumentar em 40% a capacidade de atendimento para emissão de vistos

Espera por entrevista na capital paulista chega a 76 dias; governo quer facilitar entrada de brasileiros

RAPHAEL SASSAKI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governo americano vai dobrar o número de funcionários que emitem vistos no consulado de São Paulo, o mais movimentado do Brasil.

A meta é que até o final do ano sejam atendidas 5.000 pessoas por dia -hoje, são 3.000, segundo o cônsul americano William Popp. Com isso, o número de vice-cônsules americanos que fazem as entrevistas deve ir dos cerca de 20 atuais para 40.

Outra medida para facilitar a concessão de visto é ampliar a não obrigatoriedade da entrevista -hoje, menores de 14 anos e idosos com mais de 80 já não precisam ser entrevistados, e a ideia é ampliar essa faixa etária. Os novos limites de idade ainda não foram definidos.

Quem renovar o visto não precisará de entrevista, desde que ele esteja vencido há até um ano. As possibilidades de isenção serão detalhadas em três meses.

Segundo o cônsul, as medidas vão aumentar em até 40% a capacidade dos postos, mas não vão diminuir o número de vistos reprovados -cerca de 5% do total.

As medidas são parte da política de facilitação da entrada de brasileiros no país, anunciada anteontem pelo presidente Barack Obama.

Atualmente, a espera por entrevista chega a 76 dias na capital paulista. Hoje haverá mutirão de atendimento. O próximo será no dia 4.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.