Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Corrida inédita percorre becos e escadarias da Rocinha

Daniel Marenco/Folhapress
Competidores da primeira corrida "Rocinha de Braços Abertos", na zona sul do Rio
Competidores da primeira corrida "Rocinha de Braços Abertos", na zona sul do Rio

RODOLFO LUCENA
PAULA BIANCHI
DO RIO DE JANEIRO

Mais de 2.500 pessoas participaram ontem da corrida "Rocinha de Braços Abertos", que percorreu ladeiras, escadarias e vielas da maior favela do Brasil, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

Foi uma espécie de comemoração do processo de pacificação da região.

A comunidade, onde moram cerca de 70 mil pessoas, foi ocupada pelas forças policiais em novembro, e a corrida foi realizada sob os olhos de dezenas de soldados da PM armados.

Organizada com o apoio do Bope (Batalhão de Operações Especiais), em trajetos de 5 km e 10 km, a prova contou com corredores de 17 Estados brasileiros, além de moradores da favela, para quem cerca da metade das vagas foi garantida pela organização.

Também participaram militares e até o secretário da Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. "É um marco para a Rocinha", afirmou.

Sob sol forte e aplausos, corredores se misturavam aos moradores nas ruelas. Em muitos pontos, em vez de setas, havia pessoas apontando o caminho.

Por causa do acesso difícil, vários pontos da Rocinha só podem ser alcançados a pé.

Na prova de 10 km, entre os competidores da comunidade, os vencedores foram Amauri José dos Santos Jr., de 32 anos, que completou em 43min47, e Alba Valéria de Menezes Gomes, 48, que fechou em 59min51.

No percurso de 5 km, os moradores campeões foram Rojany Amarildo de Souza, 45 (22min55), e Andressa de Mesquita, 22 (33min21).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.