Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha verão

Riozinho, em Florianópolis, vira 'a praia dos sarados'

Proposta 'natureba' já é ameaçada por champagne

Gabo Morales/Folhapress
Liana Cezar Maffi, 28, aproveita praia que virou reduto de sarados em Florianópolis
Liana Cezar Maffi, 28, aproveita praia que virou reduto de sarados em Florianópolis

ESTELITA HASS CARAZZAI
ENVIADA ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Com cara de balneário silvestre, sem prédios de luxo nem hotéis caros, a praia de Riozinho do Campeche, em Florianópolis, está se consolidando como o novo point dos corpos sarados da cidade.

O título já foi da praia Mole, no leste da ilha -que hoje, dizem os frequentadores do Riozinho, "virou ponto turístico" e tem "muito homossexual" e "muita farofa".

"Começou a ter muito argentino, um povo mais GLS", afirma o local Ricardo Mello, 32. "Não é que seja homofóbico", diz. Só que o Riozinho tem uma "outra proposta".

Na pequena extensão da praia, de 300 m -onde ainda predominam moradores "nativos"-, há quadras de futevôlei, praticantes de frescobol, barras para exercícios físicos e até uma quadra de tênis.

Aproveitando a badalação, campings e estacionamentos tentam se consolidar como points de música -não só eletrônica, mas principalmente "surf music". No ano passado, a praia recebeu shows internacionais, como Ben Harper.

O clima "descolado" está também nas barraquinhas de comida, que vendem salgados integrais, sucos naturais e açaí. "Aqui o pessoal é mais seletivo, exige mais. É um público mais saudável", diz a comerciante Maria Revelante, há um ano na praia.

Mas os "descobridores" do balneário já estão se incomodando com o frisson: "Está perdendo a proposta. Volta e meia tem uma galera tomando champanhe", afirma a naturóloga Renata Mayer, 32, que frequenta o Riozinho há seis anos. "É uma galera que vem para badalar, e não porque gosta de esportes."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.