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Carnaval 2012

Bloco oferece calcinha para atrair folião

No Rio, grupos apostam em marketing virtual e em vídeos produzidos por diretores profissionais e descolados

Garoto-propaganda, cantor Wando autografou peças para ajudar a arrecadar dinheiro para festa

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O boca a boca ainda ajuda o folião a se programar para o Carnaval de rua no Rio. Mas os blocos recém-criados têm investido cada vez mais no marketing, com vídeos divulgados na internet, para atrair seguidores.

Alguns apostam em filmetes até para fazer o bloco desfilar. Foi o que fizeram os blocos Toca Rauuul! e Fogo e Paixão. Investiram no marketing virtual para arrecadar verba de foliões pela internet -o chamado "crowding funding"- para financiar a folia. Em troca, ofereceram camisas, adesivos e até calcinhas.

Mas em vez de vídeos amadores, tremidos, feitos com celular, os organizadores apostam no apoio de amigos profissionais da área.

O estreante Toca Rauuul!, que adapta músicas de Raul Seixas, tem como diretores de seu filme Eduardo Hunter, diretor do documentário "B1 - Tenório em Pequim", e Paulo de Barros, ex-Conspiração Filmes. Contou ainda com a figurinista Carolina Hermeto.

Integrantes do bloco e amigos-figurantes se reuniram numa casa emprestada no Alto da Boa Vista para gravar um clipe de cinco minutos. As gravações foram feitas dentro de banheiros, quartos, de um Fusca e num jardim.

A venda superou as expectativas. O grupo conseguiu arrecadar R$ 570 a mais do que os R$ 15 mil necessários para colocar o bloco na rua.

WANDO

Já o Fogo e Paixão, que adapta desde o ano passado músicas bregas para o Carnaval, apostou no clássico formato com garoto-propaganda. O escolhido foi um dos homenageados pelo bloco: o cantor Wando.

Além de ajudar o grupo, o cantor autografou calcinhas a serem oferecidas a quem doasse R$ 100 para o desfile do bloco. As 30 disponíveis esgotaram e ajudaram o grupo a superar a meta de R$ 9.000 para sair.

O primeiro a ter sucesso com a estratégia foi o bloco beatlemaníaco Sargento Pimenta, que, no primeiro ano de apresentação, lotou ruas de Botafogo após campanha na internet com vídeos.

"O nosso bloco é muito visual, tocamos com figurino. É um bloco mais lúdico. Quem vê tem uma experiência diferente de quem só escuta. Por isso decidimos fazer o vídeo para apresentar o grupo", disse o médico Gustavo Guitelman, 27.

Esse ano, o bloco promete uma surpresa antes do Carnaval. Em vídeo.

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