Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Laudo conclusivo é possível, mas levará tempo

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO
DO RIO

Fazer um laudo técnico conclusivo sobre o acidente no centro do Rio é possível - mas requer tempo e gente especializada.

"Todo o escombro ou parte dele deve ser guardado para a investigação científica. É possível ter um laudo, mas isso demora e são poucas as pessoas no país que tem habilidade de reconstruir um acidente", diz o engenheiro João Vírgilio Merighi, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"O mais intrigante é que até agora não temos nenhum elemento que mostre sinais de algum problema estrutural", afirma Sydnei Menezes, presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) do Rio.

É normal, dizem os técnicos, o prédio dar sinais de que algo está errado, como apresentar rachaduras.

A perícia pode ser facilitada porque a prefeitura localizou a planta do edifício.

"Com as plantas, é possível fazer uma simulação em computador mais precisa", diz Ronaldo Battista, do programa de engenharia civil da Coppe/UFRJ.

O secretário Carlos Roberto Osório (Conservação de Serviços Públicos) diz que a polícia fará a perícia e que material importante está sendo guardado.

(EDUARDO GERAQUE E ANTÔNIO GOIS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.