Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Cálculo da Folha considera população fixa

DE SÃO PAULO

A Folha considerou a população fixa divulgada anualmente pelo IBGE, sem incluir a flutuante, para calcular a criminalidade.

Informações do setor de inteligência da PM apontam, por exemplo, que nenhum dos 18 homicídios ocorridos neste ano no litoral sul teve um turista como vítima.

Em 2011, inclusive, os meses com mais homicídios no litoral foram fevereiro e abril, fora do principal período de turismo nas praias -janeiro e dezembro.

Já o governo paulista calcula a população flutuante de cidades turísticas para divulgar os índices da violência por 100 mil habitantes.

Esse dado derruba a colocação no ranking das cidades do litoral do Estado.

Até 2011, a Folha também usava esse dado. A partir de agora, passa a considerar a população fixa, pois não há evidências, segundo especialistas, de que apenas o turismo seja responsável pelo aumento de homicídios.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as taxas criminais são calculadas conforme a população residente e população flutuante informadas pela Fundação Seade. "Esse cálculo, que permite a avaliação do trabalho realizado pelas polícias e o acompanhamento pela sociedade, tem como principal finalidade a alocação de recursos humanos, materiais e tecnológicos para as polícias -e não a produção de rankings".

A pasta informou, ainda, que 70% das cidades de São Paulo registraram até dois homicídios em 2011.

"Essas cidades e a capital colaboraram para que São Paulo reduzisse em 72% o número de homicídios no últimos 12 anos", informou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.