Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ladrões roubam fios e ponte Orestes Quércia fica sem energia

Apesar de prefeitura dizer que luz voltou, local está às escuras

RODRIGO MESQUITA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ladrões roubaram cabos metálicos responsáveis pela iluminação da ponte estaiada governador Orestes Quércia, na zona norte de São Paulo, o que fez com que o local ficasse dias sem luz.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços, o apagão na ponte foi detectado na última segunda-feira, mas não se sabe quando o furto dos cabos ocorreu.

Segundo a prefeitura, 70% da iluminação foi restaurada na madrugada de terça-feira e o restante, na noite seguinte. No entanto, a Folha constatou que a ponte continuava sem luz até a noite de ontem. A reportagem tentou contato com a secretaria, mas não obteve resposta.

O caso foi registrado no 2º DP, no Bom Retiro (região central). Ninguém foi preso.

Para inibir a ação de criminosos, a prefeitura vem substituindo os fios de cobre, que valem até R$ 16 o quilo, por cabos metálicos como os da ponte, que são mais baratos. O cobre roubado é vendido para fundições.

Em janeiro, o mesmo problema havia atingido a ponte Octavio Frias de Oliveira. Na ocasião, o furto de 94 lâmpadas de LED, projetores e cabos prejudicou a comemoração do Ano-Novo chinês.

Segundo o Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), só em 2012 já foram registrados 15 casos do gênero. No ano passado, 16 pessoas foram presas pela polícia por envolvimento com roubo ou furto de fios de cobre.

Há suspeita de que quadrilhas especializadas usem carros caracterizados, uniformes e até ordem de serviço falsa para fingir que estão fazendo manutenção durante o furto.

De acordo com o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), em 2011 foram roubados 454 toneladas de fios de cobre (aumento de 6,2% em relação a 2010), com valor de R$ 8,21 milhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.