Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fila dupla piora trânsito na porta de escolas

DE SÃO PAULO

A volta às aulas ontem contribuiu para piorar o trânsito na cidade e para o aumento de infrações usuais nas portas dos colégios.

A Folha esteve em sete escolas e faculdades e viu carros parando em fila dupla -e até tripla-, em estacionamento proibido, no meio da rua, em faixas de pedestre e pontos de ônibus.

Isso se refletiu na cidade inteira nos horários de pico, especialmente às 12h, horário em que pais estão buscando e deixando filhos nos dois turnos. Nesse horário, havia 55 km de congestionamento; na semana passada, foram 28 km.

Ontem começaram as aulas nas escolas municipais e em várias instituições particulares, como PUC e Mackenzie. Na semana passada, começaram em faculdades como a Faap e nas estaduais.

TRANSTORNOS

Um agente da CET que não quis se identificar diz que as multas ajudam a "educar" os pais e, consequentemente, diminuem os transtornos nos meses seguintes de aulas. Mas diz que já sofreu agressões de uma mãe que se recusou a sair do local proibido e o atacou quando viu o bloquinho de autuações.

"A CET mais atrapalha que ajuda; não tem outro lugar pra parar", reclama a funcionária pública Débora, 42, que foi buscar os filhos no Arquidiocesano (zona sul) e parou em fila dupla, antes de achar uma vaga na fila de embarque e desembarque.

Não havia agentes da CET no local às 18h.

Ali é comum ver carros vazios com o pisca-alerta aceso, em local proibido (multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira) ou fila dupla (R$ 127,69 e 5 pontos na carteira).

A CET iniciou a Operação Volta às Aulas no dia 31 e diz que aumentou o efetivo perto de 127 escolas públicas e particulares. Há 19 escolas que mais causam impacto no trânsito nesta época.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.