Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fisioterapeutas e professores ganham menos

ANTONIO GOIS
DO RIO

Analisando apenas o salário, o rendimento de cabos e soldados da PM no Brasil é bastante competitivo em relação a carreiras de nível médio e supera algumas de nível superior.

É o caso de fisioterapeutas e professores do ensino médio, por exemplo.

Tabulação da Folha na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE) mostra que cabos e soldados da PM ganhavam, em média, R$ 1.724 em 2009-último ano em que a conta é possível.

É um valor 3% superior à média de fisioterapeutas, 12% em relação ao de professores do ensino médio.

Quase todas as ocupações com rendimento maior que o de cabos e soldados da PM, em que apenas 13% têm nível superior, são carreiras que exigem formação universitária (médicos, por exemplo).

A renda média de cabos e soldados da PM supera em 66% o que é verificado, também na média, para todos os trabalhadores que que concluíram o nível médio, mas não o superior.

RISCOS

A simples comparação de rendimentos, porém, não considera os riscos.

Para Pedro Queiroz, presidente da Associação Nacional de Praças, o risco justifica os vencimentos maiores que os de algumas carreiras universitárias.

"Com todo o respeito ao fisioterapeuta, mas ele não morre pelo paciente. O professor é a base de tudo, precisa ser valorizado, mas não arrisca sua vida para proteger o aluno", diz.

"A atividade policial é de risco permanente, até quando ele está de folga."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.