Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura tomba núcleo original de Congonhas

Proteção inclui fachada e terminais, que são de 1955

DE SÃO PAULO

Em processo de tombamento desde 2004, o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ganhou proteção definitiva ontem.

Ficam tombados tanto a fachada quanto os elementos internos do saguão, terminais de embarque e desembarque e pavilhão das autoridades. Essas estruturas, que fazem parte do núcleo original construído em 1955, combinam elementos art déco e de arquitetura moderna.

O texto do tombamento confere ainda proteção específica aos pisos quadriculados, aos revestimentos em mármore travertino, além de obras de arte como um painel de autoria atribuída a Di Cavalcanti e Clóvis Graciano.

MAIS TOMBAMENTOS

Ontem, a prefeitura tombou 118 imóveis definidos em 2004 pela população como Zepecs (zonas especiais de proteção cultural).

Entre eles está a antiga casa do historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), na rua Buri, 35, no Pacaembu (zona oeste). Também foram protegidas duas vilas: a da Travessa Dona Paula, em Higienópolis, e a da rua Taguá, na Liberdade, ambas na região central.

Além disso, 12 imóveis próximos à antiga residência do arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928), na Liberdade, tiveram processo de tombamento aberto. (VC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.