Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alunos e funcionários vão ter bilhete único na universidade

Ônibus do campus não será mais gratuito para a comunidade

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Funcionários, professores e alunos da USP vão receber, a partir do próximo dia 27, um bilhete único exclusivo que garantirá viagens gratuitas em duas linhas que circularão no interior do campus.

Pessoas que não têm vínculo com a universidade passarão a pagar o valor da passagem, de R$ 3. Hoje, o transporte é gratuito para todos.

Para representantes de professores e alunos, um bilhete exclusivo da comunidade da USP distancia ainda mais a instituição do restante da cidade. Para Franklin Leopoldo, professor do departamento de Filosofia, a medida penaliza pessoas carentes que usam serviços, como atendimento médico, dentro do campus da USP. "É uma tentativa de segregação que vai na contramão do que deveria ser a universidade."

Thiago Aguiar, 22, aluno de pós-graduação em sociologia e membro do DCE (Diretório Central dos Estudantes) também criticou. "Quem disse que a universidade deve ser um bem acessível só para quem passou na Fuvest?"

Os atuais ônibus gratuitos que já circulam pela universidade deverão manter os itinerários até o fim de março.

A partir daí, a circulação no campus será feita apenas pelas duas linhas -hoje ônibus comuns também circulam ali. O itinerário será ampliado para incluir a estação Butantã do metrô. A SPTrans (empresa que gerencia o transporte público) vai administrar o sistema.

A reitoria informou que há 50 mil cartões prontos para o início das aulas, no dia 27. Os alunos poderão obtê-los em suas unidades de ensino. Os calouros terão de confirmar a matrícula antes para pegar os cartões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.