Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kassab cobra, e Liga diz que vai punir responsável por tumulto

DE SÃO PAULO

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) exigiu e a Liga das Escolas de Samba anunciou punição às agremiações responsáveis pelo tumulto na apuração dos resultados do Carnaval paulistano anteontem.

Mas não se sabe quem será responsabilizado, quando sai a decisão nem qual pena será aplicada.

Pela manhã, em entrevista coletiva no Anhembi, Kassab ameaçou não repassar mais dinheiro público ao Carnaval caso os responsáveis não sejam punidos.

À tarde, na sede da Liga, o presidente da entidade, Paulo Sérgio Ferreira, disse que "ninguém vai aliviar nada". Mas disse que a decisão só sai depois de concluído o inquérito policial sobre o caso.

Ferreira não quis dizer sequer quais escolas serão investigadas pela Liga. Afirmou apenas que as penas podem ser multa, advertência, descenso (para o Grupo de Acesso), suspensão (por um ou dois anos) ou banimento.

Para Ferreira, o que Kassab quer é o mesmo que todos os presidentes das escolas de samba querem. "A falta de uma punição neste caso trará grandes consequências para o futuro do Carnaval."

Para ele, os patrocinadores -principalmente TV Globo, que detém os direitos de transmissão, e Nova Schin- vão entender "que foi uma atitude isolada".

Mas admitiu que a Liga terá de "fazer um trabalho" com todos os patrocinadores, inclusive para não correr o risco de afastar investidores dos próximos desfiles.

SEGURANÇA

Kassab afirmou que a prefeitura vai assumir toda a segurança do Carnaval, inclusive a da apuração, já a partir de amanhã, quando ocorre o desfile das campeãs.

Hoje, a Liga é responsável pela contratação de seguranças particulares para a área interna do sambódromo. E neste ano, pela primeira vez, a entidade cuidou também do credenciamento de convidados e da imprensa.

Além do tumulto na apuração, houve furto de equipamentos fotográficos na sala de imprensa e a TV Globo teve uma câmera furtada na área de concentração, fatos também inéditos.

O credenciamento também será transferido para a prefeitura a partir de 2013.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.