Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrevista

'Confusão vem do enriquecimento do Carnaval'

DE SÃO PAULO

A confusão no Anhembi é reflexo do crescimento do Carnaval de São Paulo. Essa é a opinião da pesquisadora Olga Moraes. Segundo ela, as escolas ligadas a times trouxeram para o evento a violência característica dessas torcidas.

-

Folha - A confusão é sinal de que o Carnaval de SP não atingiu um alto nível de profissionalização?
Olga Moraes - Pelo contrário. É o crescimento do Carnaval de São Paulo, o aumento no volume de dinheiro que cria esta competição acirrada por verba e patrocínio. Ele deixou de ser uma brincadeira de bairro, se profissionalizou.

Quem mais perdeu?
O Carnaval. As imagens de violência foram para o Brasil todo. Aqui, fica tudo exacerbado com esta mistura com o futebol, o que no Rio não tem. Futebol e Carnaval são duas grandes paixões, e o futebol é marcado por esta violência, que vem desde a Inglaterra. Os grupos carnavalescos ligados a ele trazem este clima, esta disputa.

A prefeitura investiu R$ 23 milhões no Carnaval deste ano. Deve continuar a repassar o valor?
Sim, porque desde o século 19 o Carnaval mexe com a economia, esquenta o comércio, em uma época [início do ano] em que o setor está muito parado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.