Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô opera 1 h a mais hoje com fim do horário de verão

Trens da CPTM e ônibus metropolitanos também terão horário estendido

Relógios deve ser atrasados em uma hora à meia-noite de hoje no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE BRASÍLIA

Com o fim do horário de verão neste fim de semana, o Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vão funcionar uma hora a mais na madrugada.

Isso porque à meia-noite de hoje -ou 0h de domingo- os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

No sábado, os trens do Metrô e da CPTM transportarão passageiros até a 1h de domingo (no novo horário).

Já as linhas de ônibus metropolitanos da EMTU que operam das 23h à meia-noite realizarão novamente as partidas previstas nesse período.

Após quatro meses em vigência, o horário de verão terminará hoje à 0h. Os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, terão de atrasar o relógio em uma hora.

O horário é adotado para aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso -das 18h às 21h.

Pelo decreto que o instituiu, a mudança no horário ocorre, todos os anos, entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro -nesta edição, a medida teve início em 16 de outubro.

Se a data final coincidir com o domingo de Carnaval -como neste ano-, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

O balanço final sobre a economia deve sair segunda, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A previsão é que tenha sido de 4,6% -semelhante à do ano passado- no horário de ponta de consumo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.