Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

José Ênio Casalecchi (1938-2012)

Historiador e ex-diretor da UNESP

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Após se formar em história, José Ênio Casalecchi voltou para Espírito Santo do Pinhal, sua cidade no interior de SP, para dar aulas. Conheceu assim a mulher, Maria Solange, de quem foi professor.

Na maior parte da carreira, porém, atuou em Araraquara, onde dirigiu a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.

O professor iniciou sua formação em Campinas, na PUC. Após transferência, concluiu os estudos na USP da capital. Antes de ir para Araraquara, lecionou ainda em Rio Pardo.

Durante o governo militar, foi preso por seu envolvimento com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Até o fim da vida, iria se manter ateu e comunista, como conta o filho Sérgio. Mas não continuou ligado a partidos políticos.

Professor titular da Unesp, é autor de livros como "O Brasil de 1945 ao Golpe Militar", "A Proclamação da República" e "O Partido Republicano Paulista: Política e Poder".

Também foi presidente da Adunesp, a associação dos docentes da universidade.

Sua última atividade, como conta a família, foi em São Paulo, como diretor do Arquivo do Estado, nos anos 90.

É descrito como uma exímio contador de histórias e um gozador. Dedicava-se a preservar as amizades, mesmo as da infância, diz o filho.

Gostava de literatura (Guimarães Rosa era seu favorito) e de música (passava o dia ouvindo Cartola e Noel Rosa).

Decidiu doar sua biblioteca, volumosa, à Escola de Sociologia e Política da capital.

No fim da vida, quis retornar a Araraquara, onde morreu de câncer no domingo (19), um dia após completar 45 anos de casamento. Teve quatro filhos e dois netos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.