Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barueri é a primeira colocada em seu grupo

Cidade diz que bom desempenho tem a ver com contratação de mais profissionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos exemplos positivos é Barueri (SP), com nota 8,22. A cidade tem cerca de 240 mil habitantes e é a primeira colocada no grupo 2.

O secretário de saúde Maurício Tundisi atribuiu o bom desempenho ao fato de a cidade ter dobrado o número de profissionais de saúde nos últimos cinco anos.

Hoje, a cidade tem cerca de 4.000 profissionais que atuam no SUS -desses, 950 são médicos.

Outra estratégia foi investir na abertura de mais serviços de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade.

Mas nem sempre foi assim. O hospital municipal, por exemplo, só foi inaugurado há três anos. A unidade tem 304 leitos, incluindo UTIs adulto, infantil e neonatal.

A cidade também oferece serviços de cirurgias especializadas e hemodiálise. Há 16 UBS (unidades básicas de saúde) e quatro prontos-socorros. Em toda a rede, são realizadas mais de 400 mil consultas por mês.

O valor previsto para a área de saúde neste ano é de R$ 360 milhões, o que corresponde a 20% do Orçamento municipal (a mesma porcentagem da capital paulista).

No ano passado, o valor foi de R$ 320 milhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.