Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vai mal

'Dificuldade está em alta complexidade'

DO RIO

São Gonçalo (RJ), com quase 1 milhão de habitantes, obteve 4,18 e foi um dos destaques negativos entre as cidades de mesmo porte.

Ontem, às 13h, 510 pessoas já tinham procurado atendimento no Pronto-Socorro Municipal. Quatro médicos dividiam a mesma sala para dar o primeiro atendimento. Um homem aguardava em maca no corredor para fazer uma endoscopia.

A Secretaria Municipal de São Gonçalo afirmou que, "apesar da considerável expansão da rede assistencial [...], ainda observamos uma dificuldade de acesso [...]principalmente aos procedimentos de média e alta complexidade".

A capital fluminense foi a pior avaliada. O secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, diz que o mau desempenho deve-se "ao baixo investimento histórico na saúde" e que agora "a população coberta passou de 3% para 30%".

O Estado do Rio teve nota abaixo da média, e seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que a divulgação do índice deveria vir acompanhada de planejamento do ministério para melhorar o desempenho dos municípios mal avaliados.

Ele ressaltou que o Estado já conta com plano para ampliar a atenção básica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.