Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Rio dará 'bye, bye a coliformes' em praias em 2 anos, diz Minc

DO RIO

Em dois anos, frequentadores de seis praias do Rio dirão "bye, bye" aos coliformes fecais que poluem o mar, disse ontem o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc.

Ele anunciou plano para despoluição da orla de cinco praias da zona sul e uma na Ilha do Governador.

O Programa Sena Limpa, a ser implementado por Estado e município, prevê o investimento de R$ 150 milhões na ampliação de redes de esgoto, novas bombas conectadas ao emissário de Ipanema, melhora na coleta de lixo e no monitoramento da balneabilidade do mar.

"Bye, bye coliformes. Poderemos mergulhar no mar sem ter que fechar a boca. Coliformes ninguém merece", disse.

A praia de Ipanema, que ficou 43% dos dias de 2011 imprópria para banho, será a primeira a ter os problemas resolvidos, segundo Minc. No fim do ano as intervenções no bairro estarão concluídas.

Em seguida ficarão prontas, pelo cronograma da pasta, as praias do Leme (junho/13), Urca (outubro/13), Bica (novembro/13), São Conrado (dezembro/13) e Leblon (dezembro/14). A secretaria pretende ampliar o projeto para outras praias em seguida.

Para Minc, a principal causa da alta taxa de coliformes fecais no mar são ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, que desemboca nos canais do Leblon e Jardim de Alah, além de causar "línguas negras".

Ele afirmou que o município vai transferir para o Estado a manutenção e a operação do sistema de esgoto nas favelas com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A prefeitura cuidará das ligações domiciliares; o Estado, da conexão com troncos coletores.

A presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, afirmou que após as intervenções as praias ficarão próprias para banho na maioria dos dias.

(ITALO NOGUEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.