Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Árvores são arrancadas e obra é multada em R$ 500 mil

Construção de mansão no Morumbi causou transtornos em casa vizinha

Prefeitura embargou obra de herdeiro da Gol no ano passado, mas Justiça aceitou pedido para liberar construção

GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

Um empreendimento de luxo no Morumbi, zona oeste paulistana, foi multado em R$ 500 mil por arrancar dezenas de árvores sem a autorização da prefeitura.

A construção, que fica na rua Georges Agrícola e pertence a Henrique Constantino, um dos herdeiros da empresa aérea Gol, desmatou uma área de aproximadamente 6.000 m².

Além dos danos ao meio ambiente, a obra levou transtornos aos vizinhos. No ano passado, a artista plástica Eliane Goes, 58, chegou em casa e se deparou com a piscina tomada por lama. O barro que invadiu o sobrado, atingindo também o ateliê dela, veio da obra vizinha.

Eliane sofreu por dois anos com o problema. A casa dela, na rua Desembargador Ulisses Dória faz divisa com os fundos do terreno. A lama se acumulou ali e as infiltrações começaram a tomar conta da vizinhança. "O muro da minha casa caiu", disse.

O dono do imóvel arcou com as despesas e reformou a casa dela. "Mas nunca fica a mesma coisa. A casa estava ótima e tivemos que comprar peças não originais."

Segundo a secretaria, a multa foi aplicada em 2010 porque as árvores foram retiradas sem a avaliação da pasta. Na ocasião, a obra foi embargada, mas os donos conseguiram liberá-la com uma liminar na Justiça.

A Folha entrou em contato com a construtora Lima Sampaio, responsável pela obra, mas não localizou seus diretores. Uma funcionária que não quis fornecer o nome disse que a dona do imóvel afetado foi ressarcida e que a obra respeitou a legislação. Segundo ela, bombas foram instaladas para escoar a água acumulada. O dono do imóvel não foi localizado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.