Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com jet ski em alta, bombeiro instala bóias

Na Guarapiranga, duas praias já têm separação

LUCCA ROSSI
DE SÃO PAULO

Ao menos uma das propostas de regras para o uso de jet ski que a prefeitura pretende implantar em São Paulo já está em prática na represa de Guarapiranga, na zona sul.

Desde 2009, os bombeiros instalam boias durante os finais de semana em duas das praias mais frequentadas da Guarapiranga -Praia do Sol e Guarujapiranga-, separando a área de banhistas e de embarcações na represa que recebe até 15 mil pessoas aos sábados e domingos.

"O número de jet skis aumentou. Detectamos o problema [dos aparelhos passando perto das pessoas] e instalamos as boias", diz o tenente Alexandre Antunes Neves, do 4º Grupamento de Bombeiros, que cuida da área.

Nos finais de semana de verão, cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros patrulham a represa.

A fiscalização das embarcações cabe à Marinha -os bombeiros são responsáveis pela proteção de banhistas.

Segundo Neves, além da Praia do Sol e da Guarujapiranga, a represa tem outros oito pontos de grande movimentação. Na ilha da Formiga, por exemplo, onde não há boias, as embarcações podem atracar somente em um dos lados da ilha. O outro é ocupado pelos banhistas.

"É mais seguro com as boias. Antes, os jet skis passavam rente à praia", diz o banhista José Leal, 40, que frequenta a Praia do Sol há sete anos.

PERIGO

Nas proximidades de um restaurante a poucos metros dali, porém, jets skis e banhistas dividem espaço sem qualquer tipo de separação.

No início da tarde de ontem, crianças nadavam ao lado do espaço ocupado por quase uma dezena de aparelhos, e muitos condutores não respeitavam a restrição de dirigir a uma distância de 200 metros da praia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.