Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Morre o último gorila macho que ainda vivia na América do Sul

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Ontem morreu em Belo Horizonte (MG) o último gorila macho que ainda vivia na América do Sul.

Com 1,80 metro de altura e pouco mais de 200 quilos, Idi Amin, 38, chamado carinhosamente de Grandão pelos tratadores do zoológico da capital mineira, tinha problemas crônicos de saúde, como insuficiência renal e artrite degenerativa, e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Ele chegou ao zoo em 1975 vindo da França, depois de ter ser capturado na África.

Como sempre foi difícil encontrar uma fêmea para ele, Grandão passou grande parte de sua vida solitário. Um pneu, com o qual brincava, fazendo-o rolar constantemente, era o que lhe fazia companhia.

Foi em agosto do ano passado, porém, que o gorila ganhou a companhia de Imbi e Kifta, ambas da mesma subespécie de Idi, de 11 anos, vindas da Inglaterra. Ele se dava bem com as duas e era, frequentemente, flagrado trocando carinhos com elas.

Grandão já era considerada idoso e vinha sendo tratado de uma ferida no braço esquerdo. Uma autópsia será realizada em seu corpo.

FOLHA.com
Veja fotos de Idi
folha.com/fg4179

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.