Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Carnaval, turista vê fezes na Baixada Santista

DO GUARUJÁ

O grande aumento da população em cidades da Baixada Santista durante feriados prolongados ajuda a explicar boa parte dos problemas nas praias.

Durante o Carnaval, por exemplo, turistas que visitavam a praia da Enseada (Guarujá) chegaram a ver pedaços de fezes na areia, perto da linha da água.

Especialistas ouvidos pela Folha não descartam que situações como essas se repitam nos próximos feriados prolongados.

Também no Carnaval, em praias de São Vicente e de Santos, apareceram algumas manchas marrons depois da arrebentação. A notícia, que se espalhou pela internet, deixou intrigados surfistas e banhistas da região.

O material chegou até as mãos do presidente da ONG Ecofaxina, William Rodriguez Schepis.

O ambientalista levou amostras para serem analisadas em laboratório e descobriu que a mancha realmente continha restos de fezes. "Existem muitas moradias irregulares no estuário, que jogam seus dejetos direto na água", afirma o ambientalista.

Este problema, diz o conhecedor dos estuários da Baixada, é o que explica, também, a grande quantidade de fezes que aparece na areia da praia.

Segundo Schepis, esta situação não é um fenômeno isolado que acontece na orla do Guarujá.

De acordo com a Sabesp, o ideal é que as pessoas que contam com rede oficial de esgoto na porta de suas casas no litoral paulista façam as suas ligações ou a conexão ao sistema oficial.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.