Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Trânsito melhora na hora da restrição, mas piora depois

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Houve melhora do trânsito na marginal Tietê e na cidade nos horários de pico -início da manhã e final da tarde- nesta primeira semana de restrição a caminhões, aponta balanço feito pela Folha a partir de dados da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Por outro lado, nos horários entrepicos, o trânsito piorou -chegou a aumentar 622% às 12h de terça na marginal.

A melhora é menor de manhã. No pico da tarde, chegou a 100% na quarta.

Para especialistas, é prematuro fazer um balanço para um período de tempo tão pequeno, principalmente por ter sido uma semana atípica, em que parte dops motoristas deixou o carro em casa com medo da falta de combustível.

Eles concordam que a tendência é haver redistribuição do horário de pico, já que o número de viagens vai se manter o mesmo. "A ideia é positiva. Mas está claro que quem será beneficiado são os carros, pois as medidas não coincidem com vias usadas pelo transporte de massa", diz o urbanista especialista em trânsito Flamínio Fichmann.

Para Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP, a medida tem "curta vida útil". "Tem que usar esse galho para solucionar o problema fazendo transporte de massa: mais metrôs." Logo as pessoas vão se reacomodar, aproveitando que a marginal está mais tranquila, diz ele.

A estudante Talita Ramos, 21, por exemplo, já sai 20 minutos mais tarde de casa, em Guarulhos, para chegar ao centro paulistano porque, diz, "sem caminhões, o trajeto de ônibus está mais rápido".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.