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Novo projeto prevê duas pontes na marginal

Mudança de planos para as obras sobre o rio Pinheiros tenta preservar parque Burle Marx, na região do Morumbi

Estratégia é tentar quebrar resistência de ambientalistas; construção não tem prazo para começar

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A marginal Pinheiros terá não uma, mas duas novas pontes na altura do parque Burle Marx, no Morumbi, zona oeste de São Paulo.

A prefeitura havia projetado uma ponte para fazer a ligação da avenida Chucri Zaidan -que será ampliada- com a marginal Pinheiros.

Porém, como o projeto previa mudanças no parque Burle Marx, seria difícil obter a licença ambiental. Com a mudança, a prefeitura quebra resistências de ambientalistas e moradores do Panamby, bairro próximo ao parque, que se opunham ao projeto.

"O projeto da ponte mudou porque considerou-se que passar uma via por dentro do parque Burle Marx causaria um impacto ambiental imenso e dificilmente se conseguiria licença ambiental para tanto", informou em nota a SPObras, empresa da prefeitura responsável pela licitação e gestão do projeto.

Agora serão duas alças, uma em cada sentido da marginal. "Ao optar pelas duas pontes, além de resolver o problema do impacto ambiental, haverá a melhoria da circulação dentro do bairro, que hoje está bem prejudicada por conta da falta de alternativa, e dos acessos na marginal Pinheiros", diz a nota.

Com isso, afirma a empresa, também será possível diminuir o trânsito na ponte Transamérica e na avenida João Dias, facilitando os retornos para os motoristas.

PISTAS SOBREPOSTAS

As duas novas pontes fazem parte do projeto de extensão da avenida Chucri Zaidan desde a altura do shopping Morumbi até a avenida João Dias, um total de 3,4 km.

Em um trecho de 1 km haverá pistas sobrepostas, com um corredor de ônibus na superfície e vias para carros na parte subterrânea.

A alça que liga o trecho estendido da Chucri Zaidan com a marginal Pinheiros no sentido Interlagos terá uma ciclovia, permitindo a chegada de bicicleta do bairro Chácara Santo Antonio ao parque Burle Marx. Porém, não há previsão de interligação com a ciclovia da marginal.

As duas pontes terão passagem para pedestre.

OBRAS

A previsão é que as obras durem dois anos, mas só vão começar após a aprovação da licença ambiental pelo Cades (conselho municipal do meio ambiente). Não há prazo para que isso ocorra. O projeto todo custará R$ 324 milhões -o contrato já foi assinado.

As obras fazem parte da operação urbana Água Espraiada, que terá ainda um túnel de 2.350 metros entre a av. Jornalista Roberto Marinho e a rodovia dos Imigrantes, um parque linear e 10 mil casas populares.

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