Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Multa a motorista que desrespeita ciclista nunca foi aplicada pela CET

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nunca aplicou uma multa pelo desrespeito à lei que determina que motoristas devem manter uma distância mínima de 1,5 metro dos ciclistas.

Enquanto isso, só em 2011 o órgão municipal aplicou 9,5 milhões de multas na cidade.

Segundo a companhia, a ausência de multas se deve à impossibilidade de comprovar que o motorista não guardou a distância de 1,5 metro.

O desrespeito a esse artigo do Código de Trânsito Brasileiro é uma das maiores queixas dos ciclistas. Tanto que já começam a aparecer na cidade placas "piratas" pedindo respeito à distância mínima.

Outra infração também não teve uma autuação sequer: deixar de reduzir para uma velocidade segura ao ultrapassar bicicletas. A CET diz que "ainda não foram estabelecidos os critérios para fiscalização do enquadramento".

Para Thiago Benichio, diretor da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), pode ser difícil determinar se o motorista está a 1,5 m, mas seria possível ver se ficou a 30 cm, por exemplo. "Se ficar na dúvida não multa. Mas há situações que são muito claras."

Segundo ele, deveriam existir campanhas educativas.

Eduardo Biavati, especialista em segurança no trânsito, concorda. "Quase ninguém sabe que existe uma regra que estabelece distância de 1,5 metro." Na opinião dele, deveriam ocorrer ações educativas até que os motoristas passassem a entender a fragilidade dos ciclistas no trânsito.

Para Cléber Ricci Anderson, -coautor do projeto das ciclorrotas e autor do guia "Bike na Rua"- quando um agente vê um motorista "tirando fina, ele deveria ser treinado a multar. "Quem pedala sente esse problema na pele".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.