Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sistema do Denatran falha e afeta emissão de CNHs em todo o país

Detectado de madrugada, problema foi regularizado no fim da tarde de ontem

DE BRASÍLIA

Uma falha no sistema de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) impediu ontem a emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em todo o país.

Serviços como renovação, emissão de segunda via e consulta de pontos também foram prejudicados.

O problema foi identificado ainda na madrugada de ontem pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pelo sistema do Denatran. Mas a situação só foi regularizada no final da tarde.

Segundo a estatal, houve erro "na comunicação entre a base de dados e a aplicação [do sistema], sem afetar a integridade das informações".

A empresa não soube informar se essa foi a primeira vez que houve falha no sistema, mas afirmou que um problema como esse, de impacto nacional, não é comum.

Por causa da falha, os Detrans (departamentos estaduais de trânsito) puderam atender apenas demandas ligadas aos bancos de dados locais.

No Distrito Federal, por exemplo, a emissão de segunda via de multas ou de documento de carro aprovado em vistoria não foi afetada.

No Rio, alguns serviços foram realizados manualmente, como a obtenção do CRV (Certificado de Registro de Veículos) -após cinco dias, o motorista poderia, então, retornar ao posto para obter o documento, necessário para transferir a propriedade do carro.

Em São Paulo, boa parte dos pedidos não foi afetada. Isso porque o início do processo pode ser solicitado diretamente por meio de um site do Estado.

De acordo com estimativa do Detran-SP, 10,5 mil pessoas são atendidas diariamente nas três unidades do órgão na capital do Estado -o número não considera os atendimentos no Poupatempo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.