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Outro lado

Empresa diz que ampliação explica diferença de verbas

DE SÃO PAULO

A CPTM afirma que a variação nos investimentos na linha 9 esmeralda ocorreram porque, em 2010, houve ampliação da extensão do ramal e não apenas modernização, como em 2011. Neste ano, também está previsto a expansão da linha, até Varginha, na zona sul da capital.

A empresa diz que não houve corte no orçamento de 2011, mas contingenciamento de quase 20% feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o que não atrapalhou a modernização da rede.

Hoje, toda a infraestrutura do sistema é compatível com o transporte de 2,7 milhões de usuários por dia útil.

Segundo o governo, não existe defasagem entre os investimentos nas linhas e o aumento da demanda.

O plano em curso, que ficará pronto até 2014, tem como objetivo capacitar a rede para transportar 3,5 milhões de pessoas por dia útil.

Ontem, o governador Alckmin afirmou que o número de falhas no sistema metroferroviário é baixo, em relação ao número de passageiros.

Segundo ele, enquanto o sistema transportou 355 milhões de pessoas, houve uma falha para cada 16 milhões de passageiros transportados (ou seja, cerca de um problema em menos de quatro dias).

O aumento de demanda neste ano, em relação a 2011, é de quase 9% no Metrô e de mais de 20% na CPTM.

O número baixo de falhas, segundo Alckmin, está relacionado com o investimento que o Estado tem feito.

"Hoje, são 4 linhas de metro simultâneas em obras. Estamos investindo, neste ano, R$ 6 bilhões em transporte metroferroviário".

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